A Liga intensificadora de Ação Missionária, designada vulgarmente por LIAM, é uma Associação provada de fiéis de carácter missionário, destinada prioritariamente a membros leigos. É animada pelos Missionários do Espírito Santo e visa promover a consciência missionária nas paróquias e outros espaços eclesiais, em comunhão com a competente Autoridade eclesiástica e com a sua aprovação. A LIAM não tem fins lucrativos, reduz ao mínimo a posse de bens e não exige quotas dos seus membros, devendo encaminhar integralmente o produto das suas campanhas e os donativos recebidos, deduzidas as despesas, para a finalidade proposta, respeitando a vontade dos doadores. Está ligada aos Missionários do Espírito Santo e assim pretende continuar, garantindo este seu vínculo através dos Assistentes Nacional e Diocesano. A sede da LIAM é na Casa Provincial dos Missionários do Espírito Santo, na Rua de Santo Amaro à Estrela, nº 51, 1200-801 Lisboa.

A LIAM tem os seguintes objetivos apostólicos:
a) Fomentar o espírito missionário do Povo de Deus com iniciativas próprias e em colaboração com outras instituições;
b) Promover as vocações de especial consagração: sacerdotais, religiosas, missionárias e laicas;
c) Favorecer a comunhão e colaboração entre as igrejas locais, em benefício principalmente das necessitadas em pessoal e meios, mediante a partilha de bens espirituais, humanos ou materiais;
d) Procurar a santificação dos seus membros, em comunhão com a espiritualidade missionária própria dos Missionários do Espírito Santo, vivendo a sua vocação batismal na docilidade ao Espírito Santo, protagonista da Missão e no amor filial ai Imaculado Coração de Maria.
Para atingir os seus objetivos, a LIAM tem o apoio humano, espiritual e organizativo dos Missionários do Espírito Santo. A LIAM colabora gratuita e generosamente com os Missionários do Espírito Santo, participação da sua vocação e atividades missionárias.
O Superior Provincial dos Missionários do Espírito Santo nomeia o Assistente Nacional e os Assistentes Diocesanos da LIAM.
Para pertencer à LIAM todos os cristãos que procurem viver de modo consequente a sua vocação batismal, desejando crescer comunitariamente na consciência de que “a causa missionária” deve ser para todo o crente, tal como para toda a Igreja, a primeira de todas as causas.
A LIAM engloba duas categorias de membros efetivos e membros colaboradores ou simpatizantes. Os membros efetivos são aqueles que se comprometem a seguir integralmente o espírito e as exigências da Associação, participando normalmente das atividades promovidas pelos seus diversos órgãos. Os membros colaboradores ou simpatizantes são aqueles que aceitem participar no todo ou em parte e a título de amizade ou colaboração desta nas iniciativas com que a LIAM procura realizar os seus objetivos de santificação dos membros ou de consciencialização missionária da Igreja local.
O órgão fundamental da LIAM é o Núcleo ou grupo local.
A Direção do Núcleo é constituída pelos seguintes elementos: um Animador, um Vice Animador, um Secretário e um Tesoureiro.
O Pároco é o Assistente local do Núcleo.
A Reunião Ordinária do Núcleo deve ser mensal.
Os Órgãos coordenadores são o Conselho Diocesano, o Conselho Regional e o Conselho Nacional.
A duração de todos os cargos sujeitos a eleições é de 3 anos renováveis.
Os objetivos do Núcleo em relação aos seus membros são:
- Ajudá-los a viver e aprofundar a sua fé;
- Proporcionar-lhes a vivência da espiritualidade missionária através da participação em retiros e reuniões de formação;
- Possibilitar que eles, em comunhão com as orientações da Igreja, contribuam para a renovação da sua comunidade cristã;

Despertá-los para a possibilidade de trabalho e voluntariado missionário dentro e fora do País.