O Grupo da Imaculada é um grupo de leigos e para leigos que foi constituído em Dezembro de 1984 e aprovado canonicamente pela Conferência Episcopal Portuguesa em 23 de Outubro de 2010, no Dia Mundial das Missões.
O Grupo da Imaculada tem como objectivos:
- Espalhar por todo o mundo a Devoção ao Imaculado Coração de Maria, a devoção dos Primeiros Sábados, a reza diária do terço, um maior conhecimento da Bíblia e trabalhar pela Igreja Doméstica, ou seja, pela união das famílias.
O Grupo concretiza a sua acção promovendo a Consagração das terras, com todos os seus lares, ao Imaculado Coração de Maria, e a construção de um Monumento ao mesmo Imaculado Coração, junto do qual é feita essa consagração. Os Monumentos são iguais em todo o mundo, tendo, todo ele, um simbolismo espiritual.
Como meios de formação, o Grupo promove Encontros de Formação e Oração na sua sede, em Fátima, dirigidos às comissões locais, Encontros Internacionais em Março e Outubro, também em Fátima, e Encontros Regionais.
O Grupo de Oração reúne mensalmente na sua sede para um dia de espiritualidade.
O Grupo já está implantado em muitas terras de Portugal (212) e em muitos países do estrangeiro como Brasil, Argentina, Chile, Perú, Antilhas (4 ilhas), Polónia, Ucrânia, S.Tomé, Guiné-Bissau, Filipinas e China.
Na nossa cidade, o Monumento está instalado no Centro Paroquial das Caxinas, onde todos os anos, em Novembro, se realiza a consagração da cidade ao Imaculado Coração de Maria, na qual todos somos convidados a participar.