Catequese emCanto: 10 anos

Justamente no ano em que a Arquidiocese de Braga – que vive um quinquénio pastoral dedicado a Redescobrir a identidade cristã – propõe conceder mais atenção à  fé celebrada (liturgia), a Catequese emCanto, nome do grupo que anima musicalmente a Eucaristia com Crianças na Paróquia de Vila do Conde, cumpre 10 anos de existência:

«Temos como objectivo redescobrir o lugar central da celebração litúrgica na vida da comunidade cristã. No entanto, não queremos separar a liturgia da vida e, por  isso, pretendemos aprofundar a estreita relação que existe  entre a celebração da fé e a acção evangelizadora. A frase bíblica – «Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, Eu estou no meio deles» – recorda-nos aquilo  que somos: uma Igreja reunida em nome e à volta de Jesus.» (In Plano Pastoral Arquidiocesano)

Com efeito, no decurso destes últimos 10 anos - 2003-2013 - , temos trabalhado semanalmente em ordem a preparar uma celebração com crianças (e adolescentes): o trabalho envolve de facto a Comunidade – catequizandos, Catequistas, Famílias – e o resultado ouve-se na participação (esperemos que cada vez mais, ativa, plena e consciente) da Comunidade, designadamente no / através do canto.

Catequese emCanto | Ensaios: Semanalmente pelas 17:30 na Igreja do Desterro (à Av. Júlio Graça)

Alguma história:
Corria o ano de 2003 quando a necessidade de encontrar uma resposta para a dinamização do canto na Eucaristia da Catequese interpelou um pequeno grupo, então quase exclusivamente de catequistas, a pensar e organizar a música no âmbito da vivência litúrgica em contexto do Itinerário da Iniciação Cristã (Catequese).

Do trabalho então iniciado resultou o grupo – hoje composto por catequistas, catequizandos, pais e outros familiares dos catequizandos – que anima musicalmente a Eucaristia da Catequese e ainda outros momentos, tanto celebrativos como festivos da Catequese. Efectivamente, o emCanto participa daquelas tarefas da catequese que realizam a sua finalidade: «a fé implica ser conhecida, celebrada, vivida e feita oração» (DGC 84).

É justamente por isto, ou seja, por ser parte da Catequese, que o grupo assume o nome e a identidade de Catequese emCanto: o sector da Catequese – repito: catequistas, catequizandos, pais e outros familiares – que mais particularmente se dedica ao canto. Foi, pois, a música que nos pôs a caminho, sendo através dela que temos procurado desenvolver pontes entre a fé conhecida, celebrada, vivida e feita oração.»