O Chorus X foi fundado no dia 8 de Dezembro de 2004 com a colaboração do Prof. Filipe Reis Teixeira, que exerce a função de Director Artístico até à presente data.
Este grupo tinha como principal função a animação da Eucaristia Dominical das 10h00, na Igreja Matriz de Vila do Conde. No entanto, desde Maio de 2013, o grupo passou a fazer a animação da Eucaristia das 19h00 na mesma Igreja.
Na sua formação vocal e técnica, o Chorus X, frequentou o IV Curso de Técnica Vocal do Ciclo de Música Sacra da Igreja Românica de Rates.
Em 2007, participou no concerto The Church in Concert, na Igreja da Ordem Terceira de S.Francisco de Azurara.
No dia 10 de Agosto de 2010, teve a participação especial, juntamente com o Grupo Coral de Santa Clara, no concerto do Quinteto Prestíssimo, intitulado Concerto de Santa Clara, realizado nos Claustros da Igreja do Mosteiro da mesma, em Vila do Conde.
No dia 2 de Janeiro de 2011 animou, em conjunto com o Quinteto Prestíssimo, a Eucaristia transmitida pela RTP1 e, nesse mesmo dia, participou no Concerto de Natal em Várzea – Barcelos.
No dia 6 de Maio de 2011 participou no encontro de coros integrado no Ciclo de Música Sacra da Igreja Românica de Rates e no dia 8 do mesmo mês participou, no Santuário do Sameiro, em Braga, no encontro de coros, integrado nas comemorações do 24º aniversário de existência do Grupo Coral de Nossa Senhora do Sameiro e no Ciclo de Concertos Musicais que a Confraria de Nª Sª do Sameiro está a levar a cabo, ao longo deste ano, para a angariação dum novo órgão para a Basílica; o órgão que acompanhou as celebrações presididas pelo Papa Bento XVI, aquando da sua visita a Portugal, em Lisboa e no Porto.

Este Grupo Coral está integrado no Coro Paroquial – Coro de São João Batista –, juntamente com outros coros da paróquia de Vila do Conde, onde têm realizado a animação de várias Eucaristias Festivas e participado em alguns concertos.