O Santo Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, o pórtico da vida no Espírito e a porta que dá acesso aos outros sacramentos. Pelo Batismo somos libertos do pecado e regenerados como filhos de Deus: tornamo-nos membros de Cristo e somos incorporados na Igreja e tornados participantes na sua missão. (Cf. Concílio de Florença, Decretum pro Armenis) «O Batismo pode definir-se como o sacramento da regeneração pela água e pela Palavra» (CatRom 2, 2, 5, p. 179).

__________________________________________________________________________________________________________________

Para a marcação de batismos, deverá ser feita com um mês de antecedência, para formação, e é necessário a seguinte documentação:

Formulário de inscrição de batismo
• Formulário de informações dos padrinhos
• Como deverei escolher os padrinhos do meu filho?

• Fotocópia dos Bilhetes de Identidade ou Cartão de Cidadão dos pais e dos Padrinhos

(caso seja maior de idade apenas é necessário fotocópia do Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão do mesmo e  dos padrinhos)

• Fotocópia do registo de nascimento da criança

Caso a criança não resida na Paróquia de Vila do Conde deverá acompanhar o processo a respetiva autorização para batismo obtida na paróquia de residência.

Se os padrinhos, não forem residentes na Paróquia de Vila do Conde deverão obter uma Declaração de Idoneidade junto do seu pároco.

Os batismos são comunitários na Igreja Matriz e podem ser celebrados no ultimo Domingo, de cada mês, no final da eucaristia das 12h00, aproximadamente às 13h00. Para se revestir da dignidade que se impõe a esta Sacramento, o Batismo será acompanhado de Celebração da Palavra.

Embora seja horário pré definido deverá confirmar com o cartório a eventualidade de uma alteração.

Se pretende celebrar o batismo noutra Igreja ou Capela da Paróquia, bem como num horário diferente dos pré definidos, deverá obter a respetiva autorização junto do Pároco. No entanto deverá ter em conta que necessitará de contatar um Sacerdote para a realização da cerimónia.